domingo, 21 de outubro de 2007

Leitura de imagens

Antes quando fazia leitura de imagens, geralmente fazia com obra de arte(pintura).Porque nunca parei para pensei que poderia fazer com outras imagens e nunca ninguém me disse u sugeriu que pudesse fazer com outros tipos de imagens.Na verdade não me dei conta disso.
Hoje penso que não importa o tipo de imagem que você vai trabalhar,pode ser foto,desenho,ilustração de um livro,charge ou pintura feita por um artista conhecido ou desconhecido.
Porque li sobre o assunto na interdisciplina de Artes Visuais e também porque pecebi a importância de fzer leitura de imagens. Imagens que fazem parte do cotidiano ou podem vir a fazer, imagens que provoquem emoções, enfim a leitura de imagens leva o aluno a ser mais crítico e mais integrado com o contexto onde vive.

CÓPIA X RELEITURA

A releitura visa a transformação, a interpretação do aluno sobre a obra vista, bem diferente da cópia,onde se visa o aprimoramento técnico sem transformação e interpretação.
Antes quando fazia a leitura de imagem (geralmente obra),fazia a releitura da mesma com meus alunos. Mas na verdade só tinha o nome de releitura,porque o que faziam eram cópias. Nunca tinha parado para pensar o real significado da palavra releitura.
Depois de ler sobre o assunto e refletir sobre o mesmo , consigo perceber a diferença e ver a importância da releitura na vida de meus alunos.

terça-feira, 9 de outubro de 2007

É bom ouvir música....


Música traz alegria, felicidade...

Atividades trabalhadas

Quando trabalhei com meus alunos a atividade do pássaro louco,percebi que com os pequenos(5 e 6 anos),temos que ir por partes.
Primeiro eu fiz só o pássaro no ninho(vários vezes),depois só ninho no pássaro(várias vezes) e por último fiz pássaro louco.
Quando eu fiz com pássaro louco junto , houve confusões e bagunça.
Mas foi legal, para a primeira vez foi legal
Na semana seguinte fiz de novo e a atividade foi melhor interpretada pelos alunos.
Em relação a música, os alunos gostam mais quando tem gestos juntos para fazer.

Poesia

Comecei a ler algumas poesias de Cecília Meireles , Henriqueta Lisboa,Elias José,Roseana Murray e José Paulo Paes.
Gosto de ler poesias, mas ultimamente não tinha mais lido. E como é bom, me senti feliz e encantada,pois a poesia dá mais felicidade e deixa a vida mais bonita.
Fui procurar um livro na biblioteca da escola de Manuel Bandeira.Achei e comecei a ler. Então encontrei uma poesia especial,o nome dela tinha o meu nome. Fiquei emocionada.

Márcia
Se tomares como Norma
Reto caminho na vida,
Viverás da melhor forma:
E ventura garantida,
Pois chegarás a bom porto
Como ela (ou sem moela!),
Márcia bela.

Ler poesia é prazeroso e só faz bem, é pena que muitas pessoas não tem o hábito de fazê-lo.

Antes eu pensava que a poesia deveria ser trabalhada somente quando se faz um projeto sobre a mesma.
Agora penso que poesia se trabalha sempre que dá,uma ,duas,três vezes na semana. Quanto mais poesias os alunos ouvirem melhor.

sexta-feira, 5 de outubro de 2007

A importância da música na vida

Acreditava que quem entendia de música,era só quem estudava música,quem respira música e quem está inserido no mundo musical.
Ouvimos tanto falar que é necessário ter dom pra música,ter "ouvido" pra música e estudar música para conhecer música.
Acredito hoje que qualquer pessoa pode ser considerada conhecedora de música.Se ouve música com freqüência,se conhece os vários estilos,se conversa e discute sobre música.
Claro que não um conhecimento tão apurado e profundo,quanto os estudiosos do assunto,os que vivem pela música,estudam e se aprofundam e respiram música.
Afinal ,como nos mostra o texto"de quem é a música?",já no início da vida,entramos em contato com a mesma.
A música faz parte da vida,está do barulho da chuva,no barulho do vento...E ela está muito relacionada com o lado emocional das pessoas.

Brincar com música

Brincar com a música a torna mais agradável,inventar jogos e brincadeiras que envolvam músicas é lúdico,é divertido!
Posso afirmar porque fiz isso com meus alunos.
Primeiro cantamos uma música simples,só cantamos(os alunos não pareceram entusiasmados).
Então explorei os tons de voz: cantamos a mesma música usando o grave, o agudo ,o tom baixo e o alto.Depois coloquei um movimento junto com a música(estavam todos bem entusiasmados e felizes),depois coloquei dois movimentos e por último três movimentos.
Foi ótimo,os alunos adoraram.Até os mais tímidos participaram.
Claro que existem infinitas possibilidades de transformar nossas aulas mais lúdicas,mas para mim,issso já é um começo.

terça-feira, 2 de outubro de 2007

Boa tarde!



Falar de música e em música é ótimo!
A vida fica mais alegre com música!




Logo estarei colocando minhas novas aprendizagens em relação a interdisciplina de música,literatura e ao filme assistido.